terça-feira, 25 de maio de 2010

Direto do Cafofo da Maria..... Impulso decorativo, minha sala!

Meninas compreensivas da blogosfera...


Primeiramente, gostaria de agradecer imensamente o carinho de vocês me ajudando com sugestões para adaptar as roupinhas do Lu ao meu pouco espaço. Amei todas as idéias e acho que vou optar por aquelas araras de pé e que não precisam furar parede... isso vai ser legal!! Quando tiver tudo prontinho (e tem que ser rápido) fotografo e posto aqui...Obrigada mais uma vez de coração...


Bem, agora vamos ao assunto deste post:

Estou surtando com essa história de decoração (rsrsrsrs...), é sério!!

A dodói aqui tem ficado sentada olhando, com olhos de lince, todos os cantos da sala, do quarto do banheiro, da cozinha e pensando: "O que eu posso fazer aqui para ficar "muderno", descolado, gracinha, blá, blá, blá..."

Como tenho aprendido muito por aí e com vocês, entendi que para tudo começar a dar certo (em termos de decoração), temos que , primeiramente, partir da escolha de uma paleta de cores (bem, pelo menos acho que é assim que os decoradores de interiores de respeito começam - chique, né?). E dessa vez entrei de cabeça no projeto...

Acho melhor ir explicando o passo a passo de minhas escolhas. Vai ficar um pouco longo, mas acho que minhas dicas poderão te ajudar:


Então, lá vai a 1ª Dica: Escolha uma paleta que pode variar de 4 a 5 cores (acho que mais que isso é exagero, pode ficar excessivo...). O importante é que você goste das cores e, principalmente, que elas não se choquem entre si.

Eis que minha paleta foi finalmente escolhida (depois de muita indecisão e muitos erros, normal...): 

cinza, berinjela, preto, branco e amarelo

Minha sala ficou assim: O branco, ficou por conta dos móveis... todos de madeira branca. Optei, assim, por colorir o ambiente através dos objetos: almofadas, quadrinhos, luminária, plantinhas, etc...

2ª Dica:  Escolhida a paleta, é importante que os objetos sigam exatamente as cores da proposta...então, para que tudo dê certo, nada de ficar comprando a esmo, só porque é fofinho, bonitinho, baratinho, pois você acaba ficando com um montão de quinquilharinhas decorativas e que depois não irá conseguir harmonizar entre si... 

Eu fiz assim: Escolhi meus itens berinjela, por exemplo (uns comprei, outros fiz ou mandei fazer...), de modo que ficassem espalhados pela sala, mas remetendo à esta cor sutilmente, nos detalhes... 

3ª Dica - Adquira itens baratos e que pareçam caros, sempre! Como dissemos no último Papo Decorado, certos itens de decoração podem e devem ser substituídos por outros mais em conta, e isso sem que se perca beleza ou valor. Para a almofada, comprei um veludo berinjela (baratinho) e mandei para costureira (escolhi o modelo tradicional com botão forrado no meio), ou seja, o custo total foi bem pouco: meio metro de veludo (que deu para as duas almofadas  e custou R$ 9,00), mais a mão de obra da moça da costura (R$ 12,00 para cada uma).

Gente minha máquina fotográfica, não está ajudando em nada essa postagem... então, prometo que divulgo as fotos dos detalhes depois...

4ª Dica - Faça você mesma! Use sua criatividade e produza itens personalizados e... Únicos! Foi isso que aconteceu com meus quadrinhos, como não achei nada pronto que se enquadrasse no que eu procurava, resolvi eu mesma fazê-los (até porque sairia mais em conta também...). Comprei uns porta retratos (que variaram de R$ 8,00 a R$ 14,00 cada um), com molduras nas cores preta, branca e um roxinho mais claro (mas sem fugir da proposta da paleta, lembram? Apenas optando por um tom mais claro de uma mesma cor). 
Para as gravuras utilizei papel de presente, papel de scrap e um jogo americano (porque bati o olho e gostei da cor e do desenho)... os papéis também possuem estampas que seguem o mesmo padrão de cores da paleta, mas que se misturam harmonicamente entre si (esse mix dá um efeito legal - e isso também pode ser feito com almofadas lisas e estampadas - falo melhor disso num outro post, ok?).
Abaixo, os quadrinhos já na parede (colados com adesivo dupla face, para não ter que martelar e furar):
Outros itens berinjela: Um buda indiano que eu já tinha (é antigo), um porta retrato que foi um achado (R$ 7,00) e uma orquídea que completou o conjunto e serviu como centro de mesa...

Para dar o toque amarelo, troquei minha luminária antiga e branca, por essa mais descoladinha de papel (estilo japa! - 5,00 paus na lojinha de 1,99). Tá faltando uma cortininha na janela, eu sei, eu sei, em breve vou resolver esse detalhe, prometo...
Um outro ângulo:
Agora, o conjunto pronto (não sei se minha máquina, que é mais dodói do que a dona, conseguiu captar bem as cores...pois as almofadas berinjela [juro!] estão parecendo pretas)..., mais vâmo lá:

Como disse, prometo postar fotos melhores assim que resolver o problema da máquina... tiro os detalhes de cores, bem de pertinho... Enfim, gostei um monte desse resultado - me fez feliz - e espero que tenha contribuído com as dicas.

Hoje fico por aqui...

23 comentários:

  1. Dani, amei ver sua casinha novamente. Adorei as dicas, vou copiar a ideia dos quadrinho aqui no meu quarto, já que ñ tenho cabeçeira (humm ceará que escrevi certo?? to com preguiça de olhar no dicionário)
    beijo, tá linda sua casinha, mto aconhegante.
    Pati Sato

    ResponderExcluir
  2. Fazia tempo que não comentava aqui!!Está tudo lindo...Você tem muito bom gosto!! Amei os quadrinhos, no meu blog fiz um post com diversos links de gravuras e imagens lindos de morrer...tudo grátis...depois dá uma olhadinha!!!

    ResponderExcluir
  3. Dani,

    Você fez uma curiosa feliz! Gostei muito da sua decoração, quando olhei as cores escolhidas não imaginava que poderiam ficar tão harmônicas entre si (coisa de principiante).
    O que mais me preocupa na decoração da minha casa, fora os preços e meu desejo incessante por coisas fora do meu poder aquisitivo, é a questão de imprimir personalidade no ambiente. Não sei como fazer isso, não consigo me arriscar ainda.
    E personalidade vi que não falta na sua casa. Lindo, vou esperar mais dicas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sempre ajuda!!! Adoro o Maria, Dani! Adoro essa tua proposta de "vamos decorar logo isso aqui"!! Tb tô no meio desses surtos... mas agora tenho que casar, muito sem grana! hehuahuah!!

    Parabéns pelo apê!! É pequenininho e moderniho! Cheio de graça!

    Bjux!!

    ResponderExcluir
  5. Dani, adoro o seu blog. O conheci a bem pouco tempo.
    Gostei muito da dica da fita adesiva dupla face para nao ter que furar a parede, mas queria saber se nao estraga a pintura.
    Eu estou sempre me mudando de pais e sempre moro em imoveis alugados onde nao posso furar paredes e nem estragar pintura, Com isso, as paredes acabam ficando super sem graca.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani!

    Parabéns pela sua sala, ficou um charme, sempre com muito bom gosto... Tbm moro numa casa alugada e ainda por cima estou desempregada, então preciso deixa-lá sempre aconchegante, mas sem gastar muito senão marido surta, rsrs... beijos Paty!

    ResponderExcluir
  7. Eu amei os quadros e excelente dicas sobre as cores, eu concordo plenamente que é a primeira escolha. A disposição dos quadros ficou ótima, eu estou procurando posts sobre quadros há dias e não encontrei nada que me agradasse, mas minha idéia é fazer essa disposição no quarto, acho que vale tb ne, acabei de comprar meu guarda-roupa e minha cortina e agora meu quarto precisa ser terminado (ps: casa alugada aff).

    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Adorei a dica de comprar o veludo para as almofadas!!!! Quanto aos quadrinhos, vou fazer para o quarto da minha filha intercalando uns quadros fotos e outros com o tecido da parede que mostrei lá no blog!!! Brigadão pelas dicas!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani...
    Dicas preciosas essas heim!
    Estou no grande dilema de decorar com pouco dimdim no bolso, e voce, mais uma vez, provou que isso é possível, pois sua sala ficou linda.
    Queria saber mais sobre a fita adesiva dupla face, se não estraga a parede ou se não fica manchas se for necessário mudar algum quadro de lugar. Minha casa é minha mesmo....rs....mas maridão é meio chato com essas coisas de furar parede.....prefiro não arriscar muito porque depois não vou saber consertar o estrago, aí já viu né.
    Beijão...

    ResponderExcluir
  10. Sua sala é uma graça, cheia de detalhes e moderna! Gostei!

    bjokas,NA

    ResponderExcluir
  11. Oi Dani..ficou super lindo os quadrinhos, além de ser bom, bonito e barato...rsrsrs
    Mas minha dúvida é a mesma das meninas..a fita dupla face, qual vc usa e recomenda...a dona do estabelecimento (minha mãe..rsrss) tem pavor de falr em furar parede..kkk
    Bjão e dá a dica da fita pra meninada :)

    ResponderExcluir
  12. Oi, Dani.
    Gostei muito da sua sala.
    Já estou anotando as dicas (tô aqui pensando numa 'paleta' pra minha sala... rs) pra usar assim que puder.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Super bem explicadinho, Dani! Adorei!
    Gostei das cores que tu escolheu e tb da opção por colocar cores nos detalhes, assim se enjoar é fácil trocar né?!
    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  14. Adorei a decoração, muito lindo e de bom gosto! E o melhor de tudo, vc não precisou gastar horrores rs.
    Sempre passo por aqui, gosto muito do seu blog. Parabéns.

    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Amei sua sala! aliás, seu blog é tudo de bom ein?. Já estou te seguindo! bjocas

    ResponderExcluir
  16. Dani
    Simplesmente amei o seu blog!
    Quanta ideia bacana!
    Parabéns!
    Vou seguir para não perder de vista.
    Beijos
    Karina

    ResponderExcluir
  17. Oi Dani. Adorei os quadrinhos e sua casa tbm. Mto lindo td! Bjo.
    tudojuntoarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Lindo d+!Acabo de me mudar e vc me deu ótimas idéias!
    Bom fds!
    Aguardo sua doce visita no meu cantinho:
    http://ameliareinventada.blogspot.com
    bjs

    ResponderExcluir
  19. MUITO BOM esse post! Me identifico pq, depois q conheci esse mundo bloguístico e decorativo o bicho pegou pro meu lado... tudo que eu quero é melhorar meu quarto (e a sala da minha mãe) ou ter a minha casa.
    E eu gostei das dicas/passo a passo para começar um projeto de decoração!
    Valeu!
    Bjks

    ResponderExcluir
  20. Você deu um ótimo jeito nessa área com janela, a mesa ficou perfeita.
    Essa seria a famosa sala que eles chamam de sala "cachimbo"?

    ResponderExcluir
  21. Sim, Drica é sim! Eu também a chamo de cachimbo.... beijos e volte sempre!!

    ResponderExcluir
  22. Dani, que cantinho gostoso! Estou começando o meu e espero ficar assim também!

    Um beijo e tudo de bom

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui, vou adorar saber o que você pensa: